Presenting the outcomes of the Portugal Finlab

The Finlab Open Day session marked the closing of the first edition of the Portugal Finlab. In this session, it was possible to understand the program itself, how it was held and learn from the experiences of both sides: the committee, composed of members of the Portuguese Financial Regulators, and the founders.

Portugal FinLab is a fast track communication channel between innovators – startups or incumbent institutions – and the Portuguese regulatory authorities. Where regulation meets innovation is the motto, so during the Web Summit, we decided to foster interesting but unlikely meetings between Fintech speakers with different roles in the ecosystem - from startups, investors, incumbents, academia, consultancy and law firms, tech journalists and regulators.

DETAILS

July, 9th of 2019

3:00 - 5:00 pm

Auditório CMVM (R. Laura Alves, 4)

EVENT SCHEDULE

15:00           REGISTRATION

15:15            WELCOME SPEECH by CMVM

15:30            PRESENTING THE OUTCOMES OF THE PORTUGAL FINLAB

15:50            LEARNINGS FROM THE FINLAB PARTICIPANTS

Diogo Nesbitt

hAPI

Mariano Kostelec

Student Finance

João Paulo Carvalho

Quidgest

João Freire de Andrade

President of Portugal Fintech

16:20             FINANCIAL INNOVATION FROM THE REGULATORS' PERSPECTIVE

Hélder Rosalino

Board of Banco de Portugal

João Gião

Board of CMVM

Manuel Caldeira Cabral

Board of ASF

16:50            CLOSING OF THE EVENT

1/4
transferir.png
original.jpg

Maria João Teixeira

FinLab Committee Member (CMVM)

Carlos Moura

FinLab Committee Member (BdP)

Paula Alves

FinLab Committee Member (ASF)

Logo_OJE_horizontal_RGB.jpg
IMG_5479.jpg

IN THE MEDIA

MEDIA PRESS-RELEASE

FINLAB OPEN DAY: Sessão de Apresentação de Resultados | 1ª Edição

9 de julho de 2019

O Portugal FinLab, projeto no qual são entidades parceiras a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco de Portugal (BdP), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e a Associação Portugal Fintech, apresentou hoje os resultados e o Relatório da primeira edição da iniciativa, que decorreu entre setembro de 2018 e abril de 2019.

O Portugal Finlab foi lançado com o objetivo de constituir um canal de comunicação entre os três supervisores do sistema financeiro e empresas com projetos inovadores de base tecnológica para a área financeira (setor segurador, setor bancário e setor dos mercados financeiros), permitindo assim que estas entidades, melhor possam compreender as suas obrigações regulatórias.  

Na sessão que decorreu na sede da CMVM, e que contou com representantes dos Conselhos de Administração dos três supervisores financeiros e da Portugal FinTech foi revelado que foram apresentadas 40 candidaturas, ou seja, quatro vezes mais do que as dez vagas disponíveis, das quais 30% são empresas estrangeiras.

Foram critérios de seleção dos candidatos a necessidade de apoio regulatório; o caráter inovador do projeto; o estádio de desenvolvimento do projeto e os benefícios e riscos para o consumidor e para o setor financeiro.

Dos 40 projetos candidatos destacam-se as seguintes características:
 

As empresas selecionadas apresentam uma grande diversidade de área e geografia, sendo 50% estrangeiras e dividindo-se nas categorias de pagamentos, crypto e blockchain, P2P e P2B lending e regtech. Destaca-se ainda que 40% destes projetos se enquadravam no âmbito das áreas de competência partilhada do BdP e da CMVM.


Ao longo da sessão foram, partilhadas experiências e insights do Portugal Finlab por parte dos participantes e organizadores tendo sido sublinhado por todos os intervenientes que o objetivo deste projeto foi alcançado. 


Mais informações podem ser consultadas no site do Portugal FinLab, www.portugalfinlab.org.

 

Download do Finlab Report:
https://www.portugalfinlab.org/portugal-finlab-report  

 

ORGANIZERS

01FINLAB.png
FINTECH_Logo-02.jpg